Canal Life Style

workimg
  • Por Isabela Lima, 17/08/2017

Descobrindo a Yoga

Yoga é sobre criar espaço. Expandir. Emergir. Ir além!

Espaço entre o topo da cabeça e o céu, espaço entre as orelhas e os ombros, escápulas unidas para abrir o externo. A palma das mãos voltada para cima. Entregar. Espaçar as pernas em uma flexão de tronco, permitindo o externo cada vez mais amplo.

Proporcionar a amplitude em cada subir e descer dos braços.

Voltar à máxima de que movimentos sutis são grandiosos. Observar a linguagem do corpo sempre. Respeitar o hiato, o espaço, o vazio, o silêncio.

Yoga é a disciplina de deixar ir. De dar espaço para o novo. Abrir mão. Externar. Yoga é sobre criar espaço... Dar espaço! Sempre!

Em 8 passos, ratificamos o yoga na sua forma mais genuína:

  • Yamas e Niyamas (éticas do yoga)
  • Asanas (postura física)
  • Pranayamas (exercícios de respiração)
  • Dhyana (meditação)
  • Dharana (concentração)
  • Pratyahara (abstração dos sentidos)
  • Samadhi (iluminação)

Durante as aulas, exercemos esses 8 passos na introspecção. Ao iniciarmos, nos aquietamos, trazendo algumas éticas do yoga à tona como, por exemplo, o primeiro Yama: Ahimsa (significa a não violência sobre o seu corpo e sobre todas as coisas). Por isso é tão importante estarmos em uma postura confortável, porém firme. Inserimos os Pranayamas para nos trazer ao aqui e ao agora. Em seguida, vamos construindo a postura física, sempre utilizando as éticas.

É interessante estarmos em consonância com a respiração consciente, para que o ego não tome conta.

Observarmos que os dias não são sempre iguais e tudo bem se não alcançamos uma postura hoje. Um dia após o outro. A prática requer disciplina e regularidade.

Estamos em Dharana (concentração) o tempo todo e a meditação nos faz mais vazios, a fim de criarmos os espaços descritos no início do texto. Os barulhos e o mundo vão continuar girando ao nosso redor, entretanto, em Savasana (postura de relaxamento), nos entregamos ao descanso, compilando todos os benefícios dos Asanas que exerceu com honra.

E, enfim, quando estivermos em equilíbrio corpo-mente-espírito, quando entendermos o vácuo e o hiato que existem, quando praticarmos com maestria os oito passos acima... Quem sabe nós encontraremos o nosso Samadhi. O descobrimento do nosso Ser. A nossa maior ligação com quem nós verdadeiramente somos.

Yoga não é exercício físico nem ginástica. Yoga é união, é autoconhecimento, é disciplina.

Isabela Lima – Professora de Yoga

Voltar